Campeonato Nacional de Boccia de Pares e Equipas | João Pinto, Ana Catarina Correia e Pedro Moura Vice-Campeões Nacionais e Herlander Correia no Pódio | 23 e 24 Julho 2022 Vila do Conde

A equipa de boccia do S.C.Espinho/C.M.Espinho teve nos passados dias 23 e 24 de julho,  a sua última prova oficial da época desportiva, participando no Campeonato Nacional de Pares e Equipas.

Depois dos títulos nacionais conquistados individualmente por João Pinto e Ana C. Correia, a expectativa para esta prova era alta e a conquista de uma medalha era o grande objetivo.

Num campeonato bastante nivelado, a equipa BC1/BC2 do Sporting Clube de Espinho constituída por João Pinto (BC1), Ana C. Correia (BC2) e Pedro Moura (BC2) teve uma prestação algo inconsistente tendo, no decurso da competição, vencido 3 jogos contra as equipas APPC Porto, Inboccia e S.C Braga e perdido 2 contra APC Coimbra e APCAS. No final acabou por terminar a competição num ótimo 2º lugar sagrando-se assim vice-campeã nacional de equipas BC1/BC2. O grande destaque da prova vai para a equipa da APCAS – Associação Paralisia Cerebral de Almada Seixal que se sagrou campeã nacional pela 1ª vez. O 3º lugar da prova foi alcançado pela equipa da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.

O tigre Herlander Correia (BC5), também participou nesta prova constituindo par BC4/BC5 com o atleta ucraniano da classe BC4 Yuri Dukhno da Associação de boccia Luís Silva. Numa competição também extremamente disputada, os lugares do pódio foram discutidos por praticamente todos os pares até ao último jogo. No último jogo, contra o par do S.C. Braga, a emoção foi mantida praticamente até à última bola onde o par de Braga acabou por ser mais forte acabando por vencer o jogo. Com esse resultado, a equipa bracarense alcançou o título de campeã nacional relegando o par Herlander/Yuri para o 3º lugar da classificação final. Ainda assim uma medalha de bronze para um par constituído a poucas semanas da prova demonstra bem o valor do atleta tigre que continua a demonstrar um bom desenvolvimento do seu nível de jogo.

Finalizada esta prova, dá-se por concluída a época desportiva de boccia. Em termos de resultados, esta foi a melhor época da modalidade com a conquista de 3 títulos nacionais absolutos individuais da 1ª divisão (BC1, BC2 e BC5), 2 títulos de vice-campeões nacionais (feminino BC2 e equipas BC1/BC2), 2 medalhas de 3º lugar em campeonatos nacionais (masculino BC1 e pares BC4/BC5) e ainda 2 títulos regionais individuais da 1ª divisão (BC1 e BC5). Também em termos internacionais, a atleta Ana C. Correia esteve em grande destaque com dois 2ºs lugares nas provas individuais femininas que lhe permitiram ascender ao TOP 10 mundial e colocar-se em boa posição para uma participação nos mundiais que vão ser disputados no Rio de Janeiro no próximo mês de dezembro.

Apesar de ser uma época difícil de repetir, este pequeno período de pausa será também uma boa altura para preparar a nova época que se avizinha com novos desafios e objetivos mantendo a mesma ambição.