World Boccia Challenger Zagreb | André Ramos conquista 2 medalhas | 1 e 2 Abril 2023 Zagreb, Croácia

Nos dias 1 e 2 de Abril, o atleta André Ramos acompanhado pelo seu assistente desportivo Manuel Ramos, terminou a sua participação na competição individual no World Boccia Challenger que decorreu na cidade de Zagreb ao serviço da seleção portuguesa de boccia.

Numa competição que contou com a presença de 6 dos 10 melhores atletas no ranking europeu da classe BC1, o atleta do Sporting Clube de Espinho/Câmara Municipal de Espinho teve uma participação muito positiva ao terminar no 3º lugar da classificação final masculina da classe BC1, deixando assim bons indicadores neste arranque das provas internacionais de 2023. Depois de uma fase de grupos em que venceu todos os seus jogos, André Ramos viria a derrotar um atleta de Israel nos quartos de final da competição e assim garantir lugar na discussão das medalhas. No meia final acabaria por perder com um dos grandes nomes internacionais da sua classe, Daniel Perez dos Países Baixos tendo dessa forma sido relegado para o jogo de discussão da medalha de bronze. Aí, conseguiu impor o seu jogo acabando por vencer o seu adversário Eslovaco arrecadando a medalha de bronze nesta prova.

Após a competição individual, seguiu-se a competição coletiva onde André Ramos integrou a equipa BC1/BC2 juntamente com David Araújo (FCP) e Cristina Gonçalves (APCL). A equipa lusa teve uma participação irrepreensível e concludente ao vencer todos os jogos da competição e assim arrecadar a medalha de ouro da prova, tendo derrotado seleções de grande nível tal como a seleção dos Países Baixos e Grã-Bretanha.

Desta forma, com uma medalha de bronze na prova individual e uma medalha de ouro na prova coletiva, deu-se como terminada a participação do tigre na 1ª prova internacional da época, prova época que permitiu arrecadar alguns pontos para o ranking no caminho para o apuramento para os jogos paralímpicos de Paris 2024 que é um dos principais objetivos neste ciclo 2022-2024.

Ainda no mês de abril, tanto André Ramos como Ana Catarina Correia na classe BC2, integrarão o estágio da seleção nacional que irá decorrer no Luso e seguidamente partirão para o Canadá onde irão participar World Boccia Cup.